FórumInquéritosO TempoAgendaFarmáciasFutebolClassificadosArquivoContactosAssinaturasFicha Técnica

 

A Guarda

Semanário Católico Regionalista

 
 
 
 

Subscrever RSS
Pesquisa

Pesquisa Avançada »


Subscreva os rss

 
Edição de 10-04-2014
Casa Véritas Publicidade

 

 

Arquivo: Edição de 15-07-2010

SECÇÃO: Economia

Primeira reunião da Comissão Executiva decorreu no Governo Civil da Guarda

foto
Elaboração do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Rural

Na sequência da jornada de reflexão sobre a Agricultura do Distrito da Guarda, realizada recentemente no Sabugal, o Ministro da Agricultura aprovou a constituição da Comissão Executiva do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Rural do distrito, que realizou a primeira reunião na passada segunda-feira, dia 19 de Julho, no Governo Civil da Guarda.
A Comissão Executiva integra representantes dos Municípios do distrito, da Direcção Regional de Agricultura, da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, dos sectores de Produção Agrícola, Florestal e Animal, dos Gabinetes de Acção Local, Associações de Desenvolvimento e elementos ligados à componente da comercialização.
Por aquilo que explicou o Governador Civil da Guarda, Santinho Pacheco, a Comissão “será apoiada cientificamente por professores da Universidade da Beira Interior (UBI) e do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), numa colaboração acordada com o reitor da UBI e presidente do IPG, o que garante credibilidade técnico-científica ao Plano”. Adiantou que vai ser também constituído um Conselho Consultivo que integrará todas as Câmaras Municipais do distrito, Associações de Agricultores e outras estruturas da lavoura, Associações de Desenvolvimento, Regiões de Turismo, Associações Comerciais, entre outras instituições e que a Diocese da Guarda também será convidada a dar a sua colaboração. Santinho Pacheco explicou que a Comissão Executiva resulta de “um contacto com a realidade distrital, porque se o Plano não tiver em atenção aquilo que é o pensar e as aspirações e os projectos da realidade do nosso mundo rural, é um projecto que pode ser posto em causa”.
Referiu que o Ministro da Agricultura, António Serrano, aprovou a criação da Comissão Executiva que ficará responsável pela elaboração do Plano distrital, que deverá apresentar as primeiras ideias “logo no início de Setembro”, altura em que será feita “uma reunião formal, que passa pela convocação de uma estrutura que é absolutamente essencial, que é uma espécie de Conselho Consultivo, integrado por todas as associações de agricultores, olivicultores, cooperativas, etc.”. Segundo o representante do Governo no distrito, a Comissão que agora inicia funções vai “fazer uma espécie de Plano prévio que depois será submetido a uma equipa que o irá trabalhar, em ligação com a UBI e com o IPG”. Referiu que o documento final terá que ter “uma chancela científica, para que seja o mais exequível possível”.

Outras Notícias
 
 

Outras Notícias da secção
· Gala Empresarial do Distrito
· Intermarché da Guarda renovado
· Semana Económica

 

 

  Utilidades
 
Tempo de leitura 2 m
Imprimir Artigo
Comentar Artigo
Enviar por Email
Adicionar Favoritos



  Noticias Relacionadas
 

Turismo na Serra da Estrela

 
 
 
© 2004 A Guarda - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.