FórumInquéritosO TempoAgendaFarmáciasFutebolClassificadosArquivoContactosAssinaturasFicha Técnica

 

A Guarda

Semanário Católico Regionalista

 
 
 
 

Subscrever RSS
Pesquisa

Pesquisa Avançada »


Subscreva os rss

 
Edição de 10-04-2014
Casa Véritas Publicidade

 

 

Última Hora

11-07-2012 10:25
Sabugal
“Sabugal Surpreenda os Sentidos”
O Centro Histórico do Sabugal e a Aldeia Histórica de Sortelha vão acolher, de 18 a 22 de Julho de 2012, o evento de época “Sabugal, Surpreenda os Sentidos”, inserido na temática “Viagens Históricas: Heranças”.
A recriação histórica inicia-se no dia 18 de Julho com o anúncio da entrada régia de D. Diniz e da Rainha Santa Isabel, proclamada pelos arautos nas ruas do burgo. O acampamento é erigido nas orlas do Castelo, limpam-se as ruas, decoram-se as sacadas, engalanam-se as varandas e varandins, chegam os saltimbancos, instalam-se os mercadores e artesãos, para que, no dia 19 de Julho, ao cair da noite se tome a ceia medieval no interior do Castelo. O festim dura pela noite dentro, anunciando-se, então, o noivado da donzela Aldegundes com o cavaleiro vilão D. Brás Garcia.
No dia 20de Julho, D. Diniz, com numeroso séquito sai a receber a Rainha. Há festa do burgo. Ao longo da jornada são lidos os editais e recebe-se o emissário do Reino de Leão por via dos acordos para o Tratado de Alcanizes; anúncio público dos banhos dos Nubentes Aldegundes e Brás Garcia; o Senhor de Sortelha diz-se apaixonado pela moça e garante ser correspondido. Gera-se bulício no terreiro. Os cavaleiros de Sortelha levam a melhor e raptam a moça.Com a anuência do Alcaide, ajusta-se uma baforda de armas para o dia seguinte, em Sortelha. À noite, no interior do Castelo de Cinco Quinas, concerto das três culturas e dos três credos.
No dia 21 de Julho, o fossado de cavaleiros dirige-se ao Castelo de Sortelha com a demanda de resgatar a Donzela Aldegundes. Quem vencer ficará com a moça.
A Rainha é surpreendida pelo Rei em acção esmolar e repreendida por este. Ainda no mesmo dia dar-se-á o milagre das rosas. Uma mesnada de castelhanos, insatisfeitos com o Tratado de Alcanizes, vêm reclamara posse das terras do Sabugal. Cercam o Castelo. Vitória das armas reais. Abrem-se as portas do Castelo e todos são convidados à festa.
A 22 de Julho têm lugar as Bodas entre o Senhor de Sortelha e a moça Aldegundes. El Rei D. Diniz dá o seu beneplácito à cerimónia e aos esponsais, prometendo um Foral para Sortelha. Saem os noivos a dançar. Bailias e folguedos.
De 20 a 22 de Julho os visitantes poderão apreciar os comeres e beberes de antigamente nas tabernas do burgo e o mercado medieval.
“Sabugal, Surpreenda os Sentidos” é uma produção do grupo Vivarte, organizado pelo Município do Sabugal e promovido pelas Aldeias Históricas de Portugal. É uma acção co-financiada pelo FEDER no âmbito do Mais Centro.

 

Turismo na Serra da Estrela

 
 
 
© 2004 A Guarda - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.